Rua Ipiranga, 435 - Mogi das Cruzes-SP 11 4725-7580 11 99603-0857 11 94115-7403 11 4798-1876

Dúvidas Frequentes

O que é um EPI?

É a abreviação para “Equipamento de proteção Individual”, ou seja, qualquer equipamento que tem a finalidade de proteção individual de seu colaborador, podendo ser para qualquer parte do corpo. Sendo eles: Protetores auriculares/luvas/capacetes/óculos/calçados/roupas/cremes.

O que é C.A.?

É a abreviação para “Certificado de Aprovação” que o Ministério do Trabalho emite validando seu EPI. Ele é identificado por uma sequência de números e que TODO EPI possui. O mesmo tem a validade de 5 anos podendo ser renovado ou não. Para consultá-lo basta entrar no site www.consultaca.com.br e digitar o número do c.a. no local indicado. Lá será informado se ele está válido, por quanto tempo e ainda todas as especificações do mesmo.

O que é NR?

Abreviação para “Normas Regulamentadoras”, que foram elaboradas pelo Ministério do Trabalho. Foram criadas e devem ser observadas a fim de promover saúde e segurança do trabalho na empresa. As NR existem também para nos ensinar como cumprir a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e para detalhar a CLT.

Qual a importância de se fornecer um EPI ao meu colaborador?

É imprescindível tanto no quesito moral por colaborarmos com a proteção de vidas, como também judicial pois o empregador é obrigado por lei a fornecer o EPI conforme NR 6.3 que diz que “A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento”, quando encontra-se risco. No caso de não fornecimento, o colaborador poderá processar seu empregador gerando prejuízos para a empresa e também ao próprio colaborador no caso de acidentes.

Em qual situação preciso fornecer um EPI ao meu colaborador?

Conforme NR 6 nas seguintes circunstâncias:

  • a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;
  • b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e
  • c) para atender a situações de emergência.

Quem pode identificar o EPI correto para cada situação/serviço em minha empresa?

O profissional indicado é o Técnico de Segurança do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho. Algumas empresas podem mantê-lo como funcionário registrado (de acordo com seu número de funcionários em risco), ou também podem contratar seus serviços free lancer.

Qual a diferença dos calçados de segurança e para que servem?

Existem diversos modelos de calçados de segurança. Ele pode ser:

  • Tipo botina (cano alto até tornozelo),
  • Tipo tênis (cano baixo),
  • Tipo coturno (cano até panturrilha)

Pode também variar seu fechamento sendo:

  • Fechamento em elástico, cadarço ou velcro.

Varia também seu material:

  • Couro (nobuck, vaqueta, látego),
  • Microfibra (sintético que “imita” o couro),
  • Em PVC (mais comuns para botas de lavagem),
  • EVA/elastômero (no caso de calçados para enfermagem e cozinha)

As biqueiras também são muito importantes na escolha do seu calçado. Ele pode ser com biqueira de:

  • Aço
  • Composite
  • PVC

Você pode encontrar todos esses modelos na aba “PRODUTOS / CALÇADOS”. Caso tenha mais dúvidas ou precise de assessoria para escolher o melhor calçado ou epi para você ou seu colaborador, nos contate que será um imenso prazer atendê-lo.

(11) 4798-1876 ou (11) 99603-3257 vendas@kaema.com.br


Whatsapp Kaema EPIs e Calçados Profissionais Whatsapp Kaema EPIs e Calçados Profissionais